quarta-feira, 20 de maio de 2009

Educar para a solidariedade

Criadora de projeto que motiva estudantes a praticar ações solidárias, professora diz que voluntariado não é assistencialismo

O que é ser voluntário? Para a professora e Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Beatriz Momesso (foto), a resposta pode ser desdobrada em dois itens fundamentais: doar-se pelo outro e ter atitude de consciência social. Beatriz é a idealizadora do Projeto Gente Solidária do Instituto GayLussac, inaugurado em 2008 e que busca promover o voluntariado entre os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Dentre as ações do projeto, encontram-se uma tarde de recreação com idosos da Casa de Convívio dos Anawin, em Santa Rosa, e uma festa caipira para pacientes do Instituto Estadual de Hepatologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - Hemorio, organizadas pelos próprios alunos.

"Voluntariado é diferente de assistencialismo", frisa a professora. É importante que ressalte a prestação de serviços, não apenas a prática de doações".

Marcelle Velasco, estudante do 9º ano e integrante do Gente Solidária, explica o porquê de ser voluntária. "A gente dá algo, mas também recebe carinho. É uma troca muito gostosa".

Paulo Júnior

Um comentário:

  1. Iniciativa maravilhosa! Essa professora deve ser uma heroína!

    Roberta Mendes

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br