sábado, 16 de maio de 2009

Desafios de um voluntário

Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário. Os anos vão passando, e será que temos reais motivos para comemorar?

O trabalho voluntário ainda precisa de muito incentivo para chegar ao ponto ideal e trazer reais benefícios à comunidade. Segundo uma pesquisa das Nações Unidas de 2003, são 42 milhões de voluntários em todo o Brasil (23% da população). Quando tratamos de jovens voluntários, esse número cai para apenas 7% da população. De acordo com o site Filantropia.org, nos Estados Unidos 62% dos jovens praticam o voluntariado.

Um dos motivos do baixo número de voluntários jovens é a falta de informação sobre como começar. Segundo a mesma pesquisa, 54% dos jovens brasileiros têm vontade de ser voluntário, mas não sabem como proceder. Por isso, nosso blog tenta, entre outras ações, divulgar e orientar ao máximo essas pessoas para que encontrem um estímulo para iniciar qualquer tipo de trabalho solidário.

Ser voluntário é mais do que ser apenas "gente boa" ou ter vontade de ajudar; requer também muita dedicação, disposição e alegria. Trabalhar para ajudar o próximo sem vislumbrar lucros é um gesto de grandeza , mas que deveria ser mais comum no nosso cotidiano.

Para tentar mudar a realidade do mundo e amenizar todas as notícias tristes que vemos diariamente, precisamos começar pelo mais próximo de nós. Nossa rua, nosso bairro, nossa cidade. O Niterói Voluntário busca essa mudança a partir da nossa cidade e conta com a sua ajuda para melhorarmos sempre!

Renan Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br