quinta-feira, 9 de julho de 2009

Para “ver o sorriso de alegria de cada criança”

Sempre no segundo domingo de cada mês, um grupo de voluntários se encontra em frente ao portão do ginásio do Colégio Salesianos, em Santa Rosa, com um só objetivo: daquele ponto de encontro ir levar esperança, alegria, atenção, solidariedade, amizade e amor a crianças carentes da cidade.

Chamado de “Sempre Criança”, esse projeto existe desde 2001 e é fruto de um outro projeto de voluntariado voltado à criança, o "Sonhar Acordado". Ele é formado por 19 coordenadores voluntários, que contam com a participação e doação de outros voluntários de várias idades e profissões. Todos têm em comum a vontade de colaborar na melhora da qualidade de vida dessas crianças e na formação delas como seres humanos com valores e princípios.

O “Sempre Criança” não é uma ONG, nem possui vínculos políticos, religiosos ou financeiros com qualquer instituição. Como afirma Max Leandro, voluntário do projeto desde 2007 e um dos seus coordenadores, é um projeto realizado unicamente por pessoas que acreditam no voluntariado e o praticam pelo bem de todos. O das crianças, o dos voluntários participantes e o deles próprios.

“É uma luta arrumar tudo, organizar tudo e conseguir que dê tudo certo! Nós temos esta função, sabemos que não é uma atividade fácil! Mas é um sacrifício que vale a pena porque depois a recompensa vem com os sorrisos! E um sorriso recompensa tudo! Eu me sinto sempre com as energias renovadas! É sempre muito bom! Todos adoram”, ele diz.

Ainda segundo Max, o grupo realiza atividades periódicas e esporádicas. As periódicas são as mensais, chamadas de “Sempre Ação”, e a grande “Festa de Natal”, o maior evento do projeto, que é promovida para centenas de crianças. Neste ano, para essa festa, cerca de 500 já estão cadastradas e, por isso, a participação de voluntários e as contribuições são sempre muito aguardadas.

Já as esporádicas, entre outras, são as campanhas em prol de doações e a atividade externa recreativa ou cultural, anual – que neste ano seria uma tarde no planetário, mas, contou o coordenador, ainda não foi realizada por falta de apoio e verba para custos como o de transporte.

Atualmente, as atividades “Sempre Ação” têm sido realizadas, principalmente, no orfanato Lar da Criança (localizado no bairro de Ititioca), mas outras instituições muito carentes também são atendidas pelo projeto. São feitas atividades didáticas; recreativas, culturais e artísticas, como leituras, pinturas, teatrinho e trabalhos com argila, para que as crianças desenvolvam, por exemplo, a criatividade. Também são feitas atividades desportivas e, muitas vezes, de higiene, nas quais aprendem noções de higiene bucal.

O coordenador também explica que há várias formas de participação e de contribuição com o projeto. Quem tiver mais de 16 anos, primeiro precisa se cadastrar no site. A partir daí, é só comparecer às atividades vestindo a camisa do projeto ou fazer doações. Além de contar com o apoio de voluntários, o grupo também aceita o apoio de empresas com contribuições financeiras ou de donativos para as atividades.

No próximo domingo, 12/julho, haverá o 6º “Sempre Ação” de 2009 no Lar da Criança. O tema é higiene bucal. Quem puder comparecer para “ver o sorriso de alegria de cada criança”, como comemora Max, será muito bem recebido e não sairá arrependido!

O site do “Sempre Criança” é bem informativo. Lá há mais detalhes sobre o projeto, imagens da criançada, a agenda das próximas atividades e todas as informações sobre como participar, além de depoimentos emocionados dos voluntários! Acesse e participe! Vale a pena conferir: http://www.semprecrianca.org/ .


Sylvia Dietrich
Foto: arquivo_05/07_SempreCriança

14 comentários:

  1. Adorei, estava procurando um trabalho voluntário para fazer a muito, e que fosse aos fins de semana, pois durante a semana eu trabalho! Adorei o blog, e Adorei o projeto também!
    Parabéns !
    ;)

    ResponderExcluir
  2. bom estou tentando vizitar um ofanatos pois quero adotar uma criança mais ta dificil saber dias e horarios de vizitas em niteroi se alguem sober contato para o email. p.de.ferreira@hotmail.com ou 9334-4548 paulo

    ResponderExcluir
  3. bom estou tentando vizitar um ofanatos pois quero adotar uma criança mais ta dificil saber dias e horarios de vizitas em niteroi se alguem sober contato para o email. p.de.ferreira@hotmail.com ou 9334-4548 paulo

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de visitá-los,estou a procura de um
    lugar onde haja crianças que eu possa dar amor
    evidentemente sob vossos cuidados.gostaria de
    somar. Fatima Regina
    31195836

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de visitar o Orfanato Lar da criança e poder doar um pouco de amor...como posso? No aguardo/ Niteroi (joana0630@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Quero ser voluntaria. Dar a mor a nossas criancas. Como faco???

    Email: fatimabferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá quero me doar um pouco, tentar fazer algo que posso ajudar o proximo, sou de Niterói mais trabalho em SP poderia fazer algo nos finas de semana, como posso ajudar?
    Rogério
    Meu e-mail é rogeriolindgren@yahoo.com.br

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Acessem nosso site: www.semprecrianca.org

    Nos escreva: semprecriancaniteroi@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu quando era poequena eu ia mais agora eu moro em buzios a minha mae eura voluntaria ela dava shampoo e condicionadoreu hoje tenho 11 anos eu tinha uma amiga chamada Jesica ela vivia noo lar da criança ela e todos eram bem cuidaddos não sei se hoje ela ta ai mais lembranças ficaram..
    todos ele estudam em escola particular..
    Eu e minha mae estamos morrendo de saudades das madres e das crianças....
    BY:Sarah e Monica.

    ResponderExcluir
  10. Estamos no caderno NITERÓI do jornal O GLOBO de onte. Já viram? http://migre.me/422FK

    Mais informações em www.semprecrianca.org

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Adorei o Bolg.Tenho muita vontade de fazer um trabalho voluntário!?Só posso nos finais de semana. Caso tenha gostaria de uma ajuda de local.

    Aguardo um retorno.
    Meu tel é 21 9837-0576 Angela

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de esta me colocando a disposição para trabalhar como voluntaria estou me formando no curso de psicologia e gostaria de esta colaborando de alguma forma.


    Veronica vronica24@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria muito de trabalhar como voluntária , tenho um filho e vejo como a criança necessita de carinho, amparoo e atenção entao gostaria muito de ajudar essas crianças.

    esse é meu e-mail-> joicemariins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola gostaria de participar como eu faço ?
    thamires.m.nunes@hotmail.com
    82767502 86460395
    THAMIRES NUNES

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br